Homenagem a Félix Santos (Merica) e show do Grupo Barranqueiros agitaram o Quintal cultural em Pirapora
Redação UP
Fotos: Jean MatheusPara marcar o inÃcio das atividades culturais em 2023, o quintal cultural da Biblioteca Comunitária Tamboril recebeu, no último final de semana, 2 saraus que homenagearam a cultura musical tipicamente barranqueira.
Na sexta-feira, 13/01, a FamÃlia Félix recebeu artistas de Pirapora e Buritizeiro para homenagear o músico e compositor Félix Santos (Merica), que completou 70 anos de idade. Ao longo do sarau apresentaram-se artistas da velha guarda, como a cantora Alice Entreportes, e os instrumentistas Leonardo Café, Lobão e Félix Júnior - músicos formados e influenciados pelo homenageado da noite.
A história de Félix "Merica" foi narrada por meio das apresentações dos artistas e grupos que ilustraram com música a jornada do compositor barranqueiro, começando por sua infância, em Pirapora, onde foi apresentado à música pelo seu pai, na Banda 3 de Maio; passando pela sua juventude, em São Paulo, quando teve contato com o chorinho; e encerrando com a sua carreira estabelecida após o retorno a Pirapora, na década de 80.
Félix marcou a cultura local, sendo conhecido pelas composições de samba enredos e marchinhas de carnaval, autoria de hinos para escolas públicas, a atuação como professor de novas gerações de músicos e cantores, ativismo junto ao movimento seresteiro do qual faz parte, além, é claro, da famÃlia musical que formou com sua esposa Maria Aparecida, a Cida.
A FamÃlia Félix, grupo composto pelo Merica, sua esposa e suas filhas, Flávia e Juliana, é um dos grandes sÃmbolos da cultura barranqueira. Além do grupo musical que sempre está presente nos eventos culturais e festividades locais, a famÃlia também deu origem ao músico e compositor Félix Júnior, que atualmente reside em BrasÃlia, onde estabeleceu uma carreira sólida como instrumentista reconhecido nacionalmente.
Sarau, batuques e boi
No sábado, dia 14, a celebração da cultura ribeirinha contou com a participação do Grupo Barranqueiros, formado pelos músicos piraporenses Pedro Surubim e Priscila Magella, juntamente com o multi-instrumentista Geovanne Sassá, natural de São Francisco. O Sarau Barranqueiro foi um momento de celebração da cultura popular e dos ritmos tÃpicos da nossa região, como os batuques e o boi.
Foi também a oportunidade de reverenciar o trabalho autoral dos artistas que se apresentaram para os leitores da Biblioteca Comunitária. Além das composições autorais e das músicas de domÃnio público, os Barranqueiros cantaram canções de compositores regionais como Marku Ribas, Ivinho Lopes, Inácio Loyola e Magela.
Ao longo do ano, a Biblioteca Comunitária Tamboril, projeto mantido por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), realizará programação cultural para seus leitores e para toda a comunidade, trazendo para o público eventos como os saraus, lançamentos literários, exposições, sessões de contação de histórias e apresentações teatrais.
O calendário de atividades da instituição é divulgado em suas redes sociais, onde a comunidade pode se informar com antecedência e garantir ingressos para os eventos culturais gratuitos.
Saiba mais no instagram do clube literário - clique aqui
Nenhum comentário
Postar um comentário