Prefeitura e colônia de pescadores comemoram sucesso da festa comunitária - que mantém viva a tradição da pesca artesanal
Max Rocha
Fotos: Ascom/PMVZP
O distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma, foi palco da 6ª edição da ‘Festa do Pescador’. A programação gratuita, recheada de atrações, movimentou o sábado e domingo (23 e 24/09) com shows musicais, comidas típicas e o concurso de beleza ‘Rainha do Pescador” - com a participação exclusiva de 7 candidatas guaicuienses.Guaicuí tem uma tradição vocacionada com a pesca e a história, tendo como referência o encontro do Rio das Velhas com o Rio São Francisco. A colônia de pescadores realiza o evento em parceria com a Prefeitura. Cerca de 7 mil pessoas lotaram a festa na noite de sábado, segundo os organizadores, recebendo visitantes de várias comunidades rurais, além de Várzea da Palma e Pirapora.
“Retomada após o período de pandemia, a festa do pescador oferece lazer e agrega renda para a economia local; fortalece o turismo, a pesca esportiva, divulga os patrimônios históricos do distrito e mantém viva as tradições culturais da comunidade; atraindo gente de toda a região”, comentou o Prefeito Eduardo Monteiro de Abreu - “Eduardo da Agrovap”.
Som, tarrafas, brindes e pescados
Artistas locais e regionais subiram ao palco (Bandas JWS e Avalanche do Forró, Negão Chandon, o Cantor Guilherme Silva, a dupla Zé Boy & Renilson) além do cantor José Gomes, o “Paraná” - que fazia dupla sertaneja com o saudoso “Chico Rey”, sucesso nacional. Reunindo muitas famílias e grupos de amigos, a festa ocorreu em clima de total segurança.
Momento de descontração e integração entre os pescadores, o torneio de arremesso de tarrafa premiou o melhor pescador tarrafeador de Guaicuí. Força e precisão nos arremessos livres sobre o asfalto. A tarrafa foi um dos primeiros apetrechos pesqueiros criados pela cultura indígena. Símbolo da pesca artesanal, é largamente utilizada em águas de média profundidade.
Além dos sorteios de brindes diversos, entregues pelo Prefeito Eduardo e a Vice-prefeita Vilma Maria de Oliveira, destaque também para o festival de cardápios típicos à base de pescados - assado, fritadas, porções e moquecas. Todos os itens foram saboreados e avaliados pelos jurados, mantendo viva a tradição culinária do distrito, disse o comunicador Jaqueson Camelo Júnior, o “Jakão da rádio”
Nenhum comentário
Postar um comentário