Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Coluna: Almoço executivo ou prato feito: Qual a diferença?

29/11/2023

/ by UPira

Coluna Buteco do Max

por Max Rocha - @butecodomax

Explicamos as diferenças entre os 2 tipos de refeições, saboreando o cardápio do Bar e Restaurante Gerdil, em Pirapora 

Fotos: Rafael Santos - @rphhgrafia

O prato feito (PF) na hora do almoço é uma tradição brasileira que atende quem está fora de casa e quer fazer uma refeição completa. Este tipo de refeição surgiu com a industrialização e urbanização do país. Enquanto os homens trabalhavam nas fábricas, tinham pouco tempo de intervalo para almoçar, os botecos começaram a perceber essa demanda e a servir comida caseira, geralmente feita pela esposa do dono. 


Muitos desses trabalhadores, vindos da zona rural e cidades interioranas, passaram a morar em pensões – que também serviam pratos únicos, feitos na hora da refeição. Com o tempo, esse prato feito foi ganhando cada vez mais adeptos, pela facilidade da montagem e por conter tudo o que uma refeição completa precisa. Geralmente um combinado de arroz, feijão, um tipo de carne (bife, frango, ovo, bisteca, linguiça), um acompanhamento (farofa, batata frita) e porção de salada.

Prato feito ou almoço executivo?

Apesar de alguns restaurantes considerarem o prato feito como sinônimo do prato executivo, existem algumas diferenças entre eles na hora de serem servidos. O prato feito é servido pronto, com todos os ingredientes em um prato só. Já no executivo, os alimentos chegam à mesa em porções separadas. Cada pessoa se serve com a quantidade que deseja. O executivo pode ser dividido entre 2 ou 3 pessoas.


Seja o PF ou o executivo, este tipo de refeição faz parte da rotina diária de milhões de brasileiros. Refeição quente, preparada e servida na hora, que lembra muito o tempero de comida caseira e cardápio familiar. Pode ser considerada uma refeição completa, pela variedade de itens alimentares. Sinônimo de sustância, como dizem.


Além de tudo, o prato feito também é bem popular pela sua relação custo x benefício: você come bem e paga um preço fixo por isso. Bem diferente, por exemplo, de um buffet por quilo - em que o consumidor se serve à vontade, mas a quantidade pode extrapolar seu orçamento. Assim, o PF e o executivo saem mais em.conta que o self service.

Qualidade e bom gosto 

Os diferenciais entre o PF e o almoço executivo foram (a)provados saboreando o cardápio do Bar e Restaurante Gerdil - @barerestaurantegerdil - na Rua Edvaldo Regis Santana, 122 (Bairro São João Batista). Fone: 3741-9446. Tradição e bom gosto desde 1994. O estabelecimento tem à frente o casal José Vilson Nobre e Maria Geralda  Magalhães - considerada uma das melhores cozinheiras da cidade.





Max Rocha 

Jornalista, Assessor de comunicação multimídia, Educador (Ciências Humanas) e Gestor do projeto publicitário @butecodomax




*O conteúdo e imagens publicadas são de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete a opinião do site.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo