Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Tudo pronto para 1º Festa Literária de Pirapora

15/05/2019

/ by UPira
Centro de Convenções vai receber, de 16 a 18 de maio, a 1ª FLIPI, com foco na literatura infanto-juvenil

“A responsabilidade é grande e a satisfação de fazê-la maior ainda.” Assim, Maria Sóter Vargas, autora do projeto aprovado pelo Ministério da Cidadania, resume sua alegria em promover e coordenar a 1ª Festa Literária de Pirapora (FLIPI), evento que ocorre de 16 a 18 de maio, no Centro de Convenções.

 Fotos : Paulo Altoé 


O evento, aprovado na Lei de Incentivo à Cultura. “Mais uma vez conto com o patrocínio da Minasligas, que em 2015 esteve comigo no projeto As Aventuras de Pira-Poré, quando visitei escolas públicas dos cinco estados brasileiros banhados pelo Rio São Francisco, distribuindo gratuitamente a coletânea de livros de minha autoria e conversando com crianças e professores. 


Agora, partimos para uma parceria de um grande evento literário, em Pirapora, atendendo de forma preferencial alunos e professores das redes públicas municipal, estadual e federal, mas também aberto às escolas particulares e a toda a comunidade, de forma gratuita”, destaca Maria Vargas.

Convidados especiais 

A 1ª FLIPI contará com um convidado de renome internacional, o educador e o escritor Ilan Brenman, com uma atriz que adora trabalhar com conscientização, a Cida Mendes e seu personagem “Concessa” e a contadora de histórias de Belo Horizonte, Alessandra Visentin. Nas atrações locais, a importante participação do Clube Literário Tamboril, das contadoras de histórias Charmene, Lucinha e Maria Helena, da promotora de leitura Elaine, Fanfarra do IFET e da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora.

Veja mais: Pirapora recebe Primeira Festa Literária

Além disso, a 1ª FLIPI conta com a chancela da Câmara Mineira do Livro, que está organizando a participação de editoras e distribuidoras de livros no evento. Aqui, um dado importante. Além dos livros que serão colocados à venda, a FLIPI também terá o Vale Livro. Quem explica é Ildete Braga, uma das coordenadoras da FLIPI.

“O Vale Livro é uma tradição nas Feiras e Festas literárias de Minas. Este ano, o Governo do estado cortou este programa, que garantia às crianças das escolas públicas que frequentam os eventos, a compra de pelo menos um livro, pelo valor subsidiado de R$ 10,00. Mas nós não desistimos e a nossa FLIPI também terá o Vale Livro”, declarou.



Além dos apoios acima, Maria Vargas também destaca a parceria com os alguns empresários locais. “Destaco também o apoio fundamental da CDL Pirapora, que cedeu uma sala para fazermos os contatos com os empresários, no sentido de conseguirmos mais apoios para os vales livros”, afirmou a coordenadora.

Oficinas

Nas noites de quinta e sexta, dias 16 e 17 de maio, haverá oficinas destinadas a professores da rede pública de ensino, ministradas pela escritora Maria Sóter Vargas e pela artista plástica e educadora Marina Tomaz.

No sábado, 18 de maio, último dia do evento, haverá uma homenagem a professores de Língua Portuguesa, Literatura e Redação de Pirapora, além do Encontro de escritores de Pirapora, intitulado: “Sonhar em palavras: um olhar barranqueiro”. 

A 1ª FLIPI tem entrada gratuita e está aberta a toda e qualquer pessoa que queira respirar literatura nestes três dias de evento.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo