Por Max Rocha
Recentemente foram concluídos os projetos, disponibilizados os recursos e preparados os processos de licitação para sinalização turística dos municípios que integram a região do Circuito Guimarães Rosa. Uma antiga reivindicação do chamado sertão mineiro, agora vai, finalmente, sair do papel, com 10 portais nos pontos de estrada das cidades e 80 totens em endereços diversos.
Eles sinalizarão 2 importantes roteiros: o Caminho da boiada de Guimarães Rosa, entre Três Marias e Araçaí, e o Travessia da Fé, entre a Basílica de São Geraldo (em Curvelo) e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (em Felixlândia). Um corredor histórico-cultural e interpretativo que vai ajudar a conhecer a história de um dos mais importantes escritores mundiais: João Guimarães Rosa.
O projeto, executado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo - SECULT, conta com recurso de emenda parlamentar destinado pela Deputada federal Greyce Elias (Avante/MG), investindo R$ 800 mil na instalação dos equipamentos. Os pórticos previstos no projeto serão fixados na entrada dos municípios e os totens espalhados entre praças, trevos e pontos turísticos das localidades.
Buritizeiro, Curvelo, Pirapora...
A IGR - Instância de Governança regional Circuito Guimarães Rosa é composta pelos municípios de #Araçaí, Buritizeiro, Ponto Chique, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Pompéu e Presidente Juscelino. Esse circuito nasceu a partir das experiências realizadas por amantes da literatura, que percorrem o sertão de Minas para conhecer as paisagens e os lugares onde se passam as histórias do autor.
A iniciativa também marca o centenário do célebre escritor mineiro e ainda faz parte das comemorações alusivas aos 300 anos de Minas Gerais. Mais um importante trabalho e investimento conduzido por Gestor do circuito, Marcos André Malaquias, e o atual Presidente Rômulo de Melo Silva - empresário e turismólogo em Buritizeiro.
Nenhum comentário
Postar um comentário