Por Max Rocha
Foi concluído o trabalho de recuperação e restauração das figuras temáticas (antigos orelhões) construídas em fibra - no formato de peixes do Rio São Francisco. As peças, estilizadas, embelezam alguns pontos centrais da cidade de Pirapora.
O serviço, contratado pela Empresa Municipal de Turismo/Emutur Pirapora, foi executado por José Reis (reparos) e Roberto Bozzo Rocha (pintura). Eles reverteram o estado de deterioração das imagens, telefones públicos em fase de desativação.
Desgastadas pelas intempéries, arruinadas pelo vandalismo e precarizadas pelo desgoverno (descaso total com o patrimônio público), as imagens não passaram por nenhum tipo de conservação nos últimos 4 anos.
Incêndios, urina, lixo e correntes
Além dos efeitos causados pela exposição ao tempo, as figuras apresentavam sérios danos causados por pancadas, pequenos incêndios, objetos perfuro-cortantes, urina, bebidas, descarte de lixo, correntes de bicicletas e carrinhos de ambulantes.
A estrutura física das imagens foi recuperada, ganhando nova pintura (com tons e texturas características de cada espécie de peixe) e revestimentos extras contra a ação do tempo e o acúmulo de sujeira.
Fica evidente que será preciso promover uma ampla campanha educativa e de sensibilização, entre a comunidade, empresários, visitantes e turistas, para preservar os peixes temáticos e prolongar sua vida útil.
Nenhum comentário
Postar um comentário