Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

EMUTUR investe na recuperação do patrimônio público e símbolos turísticos de Pirapora

06/04/2021

/ by UPira

Por  Max Rocha 

Foi concluído o trabalho de recuperação e restauração das figuras temáticas (antigos orelhões) construídas em fibra - no formato de peixes do Rio São Francisco. As peças, estilizadas, embelezam alguns pontos centrais da cidade de Pirapora.

 Foto: Ascom

O serviço, contratado pela Empresa Municipal de Turismo/Emutur Pirapora, foi executado por José Reis (reparos) e Roberto Bozzo Rocha  (pintura). Eles reverteram o estado de deterioração das imagens, telefones públicos em fase de desativação.

Desgastadas pelas intempéries, arruinadas pelo vandalismo e precarizadas pelo desgoverno (descaso total com o patrimônio público), as imagens não passaram por nenhum tipo de conservação nos últimos 4 anos.


Vale lembrar que esse projeto de valor cultural,  artístico e paisagístico foi originalmente idealizado por Cláudio César 'Moreno'.

Incêndios, urina, lixo e correntes

Além dos efeitos causados pela exposição ao tempo, as figuras apresentavam sérios danos causados por pancadas, pequenos incêndios, objetos perfuro-cortantes, urina, bebidas, descarte de lixo, correntes de bicicletas e carrinhos de ambulantes.

A estrutura física das imagens foi recuperada, ganhando nova pintura (com tons e texturas características de cada espécie de peixe) e revestimentos extras contra a ação do tempo e o acúmulo de sujeira.

Fica evidente que será preciso promover uma ampla campanha educativa e de sensibilização, entre a comunidade, empresários, visitantes e turistas, para preservar os peixes temáticos e prolongar sua vida útil.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo