Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

As mulheres negras movem o continente e o mundo com seu desejo de mudança

30/07/2021

/ by UPira

 Por Max Rocha

Fotos: Aleff Thiago

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/07) nasceu em 1992, no encontro ocorrido em Santo Domingos, República Dominicana. As participantes definiram a formação uma rede para pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) e assumir a luta contra as opressões de raça e gênero.


Desse encontro surgiu a "Rede de Mulheres Afro-latino-americanas e caribenhas". A rede lutou pelo reconhecimento da data, 25 de julho, e ainda emplacou a força da expressão "Amefricanas" - mulheres afrodescentes das Américas. Na América Latina elas somam mais de 200 milhões. 


A população negra no Brasil é maioria (54%), segundo o IBGE. Essa parcela populacional, principalmente as mulheres, é a que mais sofre com as várias formas de violência. A mulher negra é vítima de feminicídio, assédio, desigualdade profissional, de renda e está na base da classes socais mais pobres.

"A data celebra a resistência e ativismo das mulheres que enfrentam a exploração, discriminação e racismo", explica Renata Rodrigues, do Salão Afro Rê (de beleza negra) em Pirapora. Por isso, a empresária trancista resolveu promover um ensaio fotográfico dedicado especialmente ao tema.

Africanidade e latinidade

"O ensaio mais uma vez enaltece as mulheres negras da nossa cidade, divulgando a importância do dia 25/07. Assim, reuni algumas amigas e clientes do salão para os registros fotográficos às margens do Rio São Francisco e no espaço da BarberShow Barbearia", explicou a empreendedora.


Renata, Flávia Neves, Lorena Souza e Maria Paim foram clicadas pelo Fotógrafo Aleff Thiago, captando muito bem (mas modelos ) a essência do projeto, seus conceitos de identidade, ancestralidade, negritude e representatividade, misturando africanidade, mineiridade, brasilidade e latinidade.


"Fico muito lisonjeada por estar me tornando referência e inspiração para várias jovens e mulheres aqui em Pirapora e região. Sempre que possível quero estar realizando projetos de valorização cultural como esse", comentou Renata Rodrigues, agradecendo a parceria de Aleff e do empresário Pierre Coutinho.





Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo