Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

EMUTUR e IFNMG projetam ampla reforma na sede da Associação dos Artesãos

09/09/2021

/ by UPira

Por  Ascom/EMUTUR

Uma parceria inédita entre a Empresa municipal de Turismo (EMUTUR) e o Instituto Federal Norte de Minas Gerais (IFNMG) iniciou o Projeto arquitetônico de reforma da sede da Associação dos Artesãos de Pirapora, no Bairro Santa Terezinha. Desde sua inauguração, em 1985, o local ainda não passou por uma recuperação completa.

Fotos: Arquivo Pessoal

Lá os artesãos ainda são vistos esculpindo carrancas, imagens religiosas, réplicas do Vapor Benjamim Guimarães e outras peças, expostas para comercialização. Vitória Santos e Samara Queiroz, estudantes do curso de Engenharia civil do IFNMG, estiveram na sede da associação, realizando as medições e verificando a situação atual do imóvel e seus pontos mais críticos.

Por sua vez, o Prof° Anderson Ricardo dos Santos, referência técnica e de ensino nas áreas de arquitetura, engenharia civil e edificações, realizou uma avaliação geral das instalações prediais, elétricas, hidráulicas e sanitárias, telhado e áreas externas da sede, situada na Rua A n° 120 (Rua dos Carranqueiros), ao lado da Av. Jefferson Gitirana.


O Prof° Anderson também se reuniu com o atual Presidente da associação, Welton Soares, o Diretor Robson Gomes Caldeira, Rômulo Melo (Assessor de turismo da EMUTUR) e um grupo de artesãos, ouvindo e discutindo detalhes e sugestões sobre o projeto de reforma e reconstrução, com opções de espaço multiuso, museu, loja, sala de aula, melhores condições de trabalho e de recepção dos visitantes.

Nomes históricos e preocupação com o futuro

A revitalização da Casa dos Artesãos também prevê melhorias no condicionamento de matérias-primas e resíduos de produção, investimentos pontuais em sinalização, iluminação e segurança externa. Uma das preocupações é sensibilizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelo vandalismo e o mau uso do local. A associação foi fundada em 1983, quando reunia mais de 80 artistas populares.


Além de nomes históricos como Davi José Miranda Filho e Lourdes Barroso, o artesanato típico do Vale do São Francisco também tem como referência Sabino dos Santos (de São Romão), radicado em Pirapora. Mestre Sabino aperfeiçoou a técnica e estabeleceu um novo estilo visual às formas características das carrancas - expressão folclórica, arte plástica e patrimônio imaterial genuinamente brasileiro, como destaca a EMUTUR.

No acervo de peças artesanais, na sede da associação, a fotografia de Raimundo Boaventura Leite (Dedeco) chama atenção. Entre 1975 e 1982 ele atuou como um verdadeiro mecenas do artesanato piraporense, apoiando ativamente os artistas e suas famílias. Adão Xavier dos Santos, segue a tradição do pai, o Mestre Sabino - cujo talento foi descoberto por “Dedeco”, trazido para viver e trabalhar em Pirapora, no final dois anos 70. 


Welton Soares e Robson Caldeira reconhecem as ações da Empresa municipal de Turismo em favor da reorganização da associação e no resgate da tradição cultural das carrancas, assim como a importância da parceria com o IFNMG. Eles acreditam que será possível investir em uma série de ações para valorização do ofício artesanal, para que essa arte e seu legado não se percam entre as novas e futuras gerações.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo