Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

EMUTUR inicia discussões sobre planejamento e novidades no Carnaval de 2022

10/09/2021

/ by UPira

 Por Ascom

Uma das poucas certezas que o brasileiro tem na vida é a de que todo ano tem Carnaval. Em 2021, no entanto, essa máxima caiu por terra em virtude da gravidade da pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, os protocolos de segurança sanitária cancelaram a folia e suas tradicionais aglomerações populares. Algo parecido só havia ocorrido outras duas vezes no país, em 1892 e 1912, quando o ciclo carnavalesco foi adiado. 


Com o avanço da vacinação e a queda nos principais indicadores da pandemia, o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora (Secretaria municipal de Saúde) vem flexibilizando as restrições impostas pelo Programa Minas Consciente. A onda de otimismo e reabertura progressiva da economia também viabilizam o principal plano da Empresa municipal de Turismo/EMUTUR: Preparar Pirapora para a volta do turismo e dos eventos festivos em 2022. 


A preparação inclui o planejamento sobre o carnaval. No entanto, a volta da folia dependerá do controle da crise sanitária. Apesar do cenário de expectativa geral, a EMUTUR espera a contínua melhora do cenário epidemiológico, nos próximos 6 meses. O retorno da Festa de momo ainda não está oficialmente confirmado, mas a os protagonistas do evento já começam a se movimentar para colocar os blocos na rua. 

Carnaval nos bairros 

Na quarta-feira à noite, 08/09, no Centro de convenções, representantes de 10 blocos carnavalescos e caricatos (5 não compareceram), juntamente com a Liga das Escolas de Samba e Blocos, se reuniram com o Presidente da EMUTUR, Jornalista Elton Jackson. Em pauta, a proposta da empresa e do governo municipal: levar os desfiles dos blocos para os bairros - em locais estratégicos e horários ainda a serem definidos. Um evento mais democrático, plural e cultural, sem perder o apelo turístico e de entretenimento.  

“O novo formato será discutido, construído e estruturado de forma coletiva, a partir de uma série de reuniões, avaliações e planejamento - com meses de antecedência”, explicou o Presidente. Se a proposta ganhar corpo, a ideia é popularizar o carnaval de rua entre as comunidades (com toda infraestrutura e segurança necessários) e deixar somente os shows musicais no centro da cidade, junto a praça de eventos na orla fluvial, também valorizando os artistas locais e abrindo espaços maiores para os barraqueiros.

Na agenda

Os objetivos da EMUTUR, para os próximos anos, é alcançar o sucesso de público e crítica do carnaval 2016; seguir o caminho da inovação na festa foliã, como ocorreu este ano, em formato virtual (online); e abraçar a diversidade de ritmos - samba, batucada, marchinhas, axé, entre outros. 

A próxima reunião acontecerá no dia 27/09, às 18 horas, ocasião em que será apresentado o pré projeto do “Carnaval Pirafolia” 2022, avançando a proposta de concentrações ou desfiles de blocos caricatos e carnavalescos nos bairros.

( Hide )

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo