Responsive Ad Slot

Ăšltimas notĂ­cias - usar latest

EMUTUR inicia discussões sobre planejamento e novidades no Carnaval de 2022

10/09/2021

/ by UPira

 Por Ascom

Uma das poucas certezas que o brasileiro tem na vida Ă© a de que todo ano tem Carnaval. Em 2021, no entanto, essa máxima caiu por terra em virtude da gravidade da pandemia do novo coronavĂ­rus. Na ocasiĂŁo, os protocolos de segurança sanitária cancelaram a folia e suas tradicionais aglomerações populares. Algo parecido sĂł havia ocorrido outras duas vezes no paĂ­s, em 1892 e 1912, quando o ciclo carnavalesco foi adiado. 


Com o avanço da vacinação e a queda nos principais indicadores da pandemia, o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora (Secretaria municipal de SaĂşde) vem flexibilizando as restrições impostas pelo Programa Minas Consciente. A onda de otimismo e reabertura progressiva da economia tambĂ©m viabilizam o principal plano da Empresa municipal de Turismo/EMUTUR: Preparar Pirapora para a volta do turismo e dos eventos festivos em 2022. 


A preparação inclui o planejamento sobre o carnaval. No entanto, a volta da folia dependerá do controle da crise sanitária. Apesar do cenário de expectativa geral, a EMUTUR espera a contĂ­nua melhora do cenário epidemiolĂłgico, nos prĂłximos 6 meses. O retorno da Festa de momo ainda nĂŁo está oficialmente confirmado, mas a os protagonistas do evento já começam a se movimentar para colocar os blocos na rua. 

Carnaval nos bairros 

Na quarta-feira Ă  noite, 08/09, no Centro de convenções, representantes de 10 blocos carnavalescos e caricatos (5 nĂŁo compareceram), juntamente com a Liga das Escolas de Samba e Blocos, se reuniram com o Presidente da EMUTUR, Jornalista Elton Jackson. Em pauta, a proposta da empresa e do governo municipal: levar os desfiles dos blocos para os bairros - em locais estratĂ©gicos e horários ainda a serem definidos. Um evento mais democrático, plural e cultural, sem perder o apelo turĂ­stico e de entretenimento.  

“O novo formato será discutido, construĂ­do e estruturado de forma coletiva, a partir de uma sĂ©rie de reuniões, avaliações e planejamento - com meses de antecedĂŞncia”, explicou o Presidente. Se a proposta ganhar corpo, a ideia Ă© popularizar o carnaval de rua entre as comunidades (com toda infraestrutura e segurança necessários) e deixar somente os shows musicais no centro da cidade, junto a praça de eventos na orla fluvial, tambĂ©m valorizando os artistas locais e abrindo espaços maiores para os barraqueiros.

Na agenda

Os objetivos da EMUTUR, para os prĂłximos anos, Ă© alcançar o sucesso de pĂşblico e crĂ­tica do carnaval 2016; seguir o caminho da inovação na festa foliĂŁ, como ocorreu este ano, em formato virtual (online); e abraçar a diversidade de ritmos - samba, batucada, marchinhas, axĂ©, entre outros. 

A prĂłxima reuniĂŁo acontecerá no dia 27/09, Ă s 18 horas, ocasiĂŁo em que será apresentado o prĂ© projeto do “Carnaval Pirafolia” 2022, avançando a proposta de concentrações ou desfiles de blocos caricatos e carnavalescos nos bairros.

( Hide )

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo