Por Ascom
Uma das poucas certezas que o brasileiro tem na vida Ă© a de que todo ano tem Carnaval. Em 2021, no entanto, essa máxima caiu por terra em virtude da gravidade da pandemia do novo coronavĂrus. Na ocasiĂŁo, os protocolos de segurança sanitária cancelaram a folia e suas tradicionais aglomerações populares. Algo parecido sĂł havia ocorrido outras duas vezes no paĂs, em 1892 e 1912, quando o ciclo carnavalesco foi adiado.
Com o avanço da vacinação e a queda nos principais indicadores da pandemia, o Governo de Minas e a Prefeitura de Pirapora (Secretaria municipal de Saúde) vem flexibilizando as restrições impostas pelo Programa Minas Consciente. A onda de otimismo e reabertura progressiva da economia também viabilizam o principal plano da Empresa municipal de Turismo/EMUTUR: Preparar Pirapora para a volta do turismo e dos eventos festivos em 2022.
A preparação inclui o planejamento sobre o carnaval. No entanto, a volta da folia dependerá do controle da crise sanitária. Apesar do cenário de expectativa geral, a EMUTUR espera a contĂnua melhora do cenário epidemiolĂłgico, nos prĂłximos 6 meses. O retorno da Festa de momo ainda nĂŁo está oficialmente confirmado, mas a os protagonistas do evento já começam a se movimentar para colocar os blocos na rua.
Carnaval nos bairros
Na quarta-feira Ă noite, 08/09, no Centro de convenções, representantes de 10 blocos carnavalescos e caricatos (5 nĂŁo compareceram), juntamente com a Liga das Escolas de Samba e Blocos, se reuniram com o Presidente da EMUTUR, Jornalista Elton Jackson. Em pauta, a proposta da empresa e do governo municipal: levar os desfiles dos blocos para os bairros - em locais estratĂ©gicos e horários ainda a serem definidos. Um evento mais democrático, plural e cultural, sem perder o apelo turĂstico e de entretenimento.
“O novo formato será discutido, construĂdo e estruturado de forma coletiva, a partir de uma sĂ©rie de reuniões, avaliações e planejamento - com meses de antecedĂŞncia”, explicou o Presidente. Se a proposta ganhar corpo, a ideia Ă© popularizar o carnaval de rua entre as comunidades (com toda infraestrutura e segurança necessários) e deixar somente os shows musicais no centro da cidade, junto a praça de eventos na orla fluvial, tambĂ©m valorizando os artistas locais e abrindo espaços maiores para os barraqueiros.
Na agenda
Os objetivos da EMUTUR, para os prĂłximos anos, Ă© alcançar o sucesso de pĂşblico e crĂtica do carnaval 2016; seguir o caminho da inovação na festa foliĂŁ, como ocorreu este ano, em formato virtual (online); e abraçar a diversidade de ritmos - samba, batucada, marchinhas, axĂ©, entre outros.
A prĂłxima reuniĂŁo acontecerá no dia 27/09, Ă s 18 horas, ocasiĂŁo em que será apresentado o prĂ© projeto do “Carnaval Pirafolia” 2022, avançando a proposta de concentrações ou desfiles de blocos caricatos e carnavalescos nos bairros.
KD a volta das escolas de samba,assim prometidos pelo prefeito?
ResponderExcluir