Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Artesãos de Pirapora participarão da CasaCor, principal evento de arquitetura e decoração do continente

14/09/2021

/ by UPira

 Ascom/EMUTUR

A Casacor é a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas e reúne, anualmente, renomados profissionais, grandes marcas parceiras e empresas patrocinadoras. A 26ª edição da Casacor Minas Gerais está marcada para o período de 14 de setembro e 17 de outubro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. O time de 81 profissionais, entre nomes consagrados e jovens profissionais, materializarão 47 projetos concebidos em torno do tema “Casa Original”.

Fotos: SEBRAE, Marcos Evangelista e Fábio Brito

O objetivo é promover uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, buscando na ancestralidade e na simplicidade o equilíbrio necessário entre o passado e o futuro, com preservação da memória, resgate de aspectos históricos e culturais. A inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia - responsável por ressignificar a relação das pessoas com a casa (lar), inaugurando uma série de novas reflexões sobre o morar contemporâneo.


A Coordenadora Regional Norte do SEBRAE, Katia Izabel Silva Leite, destaca a participação de 2 Artesãos de Pirapora na CasaCor Minas 2021: Bonifácia Pereira dos Santos (Boni), produtora de carrancas; e Gelson Xavier dos Santos, que esculpe imagens de São Francisco. Inseridos no Catálogo de Artesanato/SEBRAE-MG, os trabalhos desses dos artistas piraporenses despertaram o interesse de 2 arquitetos, que projetaram seus espaços para receber as peças artesanais.


Durante a mostra, as imagens estarão disponíveis para venda. “O SEBRAE apoia a Associação dos artesãos com oferta de cursos, oficinas, palestras, participação em feiras, eventos, e apoio para a comercialização de sua produção, valorizando a expertise, tradição e identidade cultural do artesanato norte-mineiro e sanfranciscano. A participação desses artistas populares é um reconhecimento da importância e representatividade da arte ribeirinha”, explicou Katia Leite.

Parceria decisiva da EMUTUR

Além do Sebrae, a Empresa municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR) vem fortalecendo ações de revitalização do artesanato local, reorganizando a ‘associação dos carranqueiros’ e buscando garantir recursos financeiros para a reforma de sua sede, no Bairro Santa Terezinha. 


A iniciativa conta com a parceria do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e certamente dará novo impulso à atividade. Desde sua inauguração, em 1985, o espaço ainda não passou por uma recuperação completa.  









Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo