Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Grupo Zabelê realiza gravação de live com grupos folclóricos de Pirapora

03/12/2021

/ by UPira
Redação Upira

Em comemoração aos 37 anos de existência da Cia de Danças Parafolclóricas Zabelê, o grupo de artistas piraporense realizou na noite de sexta-feira, 26/11, a gravação de uma live cultural, com a participação do Grupo de São Gonçalo e do Grupo Santa Cruz, duas das mais importantes tradições da cultura de resistência em Pirapora.

Fotos: Hitech - Clube literário Tamboril e João Paulo Sousa

A live faz parte do projeto aprovado pela Cia Zabelê em edital da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), financiada com recursos da Lei ‘Aldir Blanc’. 


O Grupo Zabelê, Ponto de Cultura, teve o apoio governamental para reestruturar suas atividades culturais em 2021.


Por meio desse apoio, o Zabelê pode realizar microprojetos culturais em diferentes áreas, como bordados, artes e ofícios, capoeira, cultura afro-brasileira e danças.  

A culminância do projeto será apresentada na live, que foi gravada na Igreja Matriz de São Sebastião, com apoio da Paróquia e dos grupos culturais.


A live, gravada pela Hitech Videoprodutora, teve as participações especiais da Influenciadora digital Juliana Santos e da Atriz Elaine Ramos - que também são integrantes da Cia Zabelê.  


Um espetáculo de cores, simbolismos, religiosidade e sonoridades com elementos sanfranciscanos, cerradeiros e norte-mineiros. 


O grupo de São Gonçalo, criado pelo Seo Arquileu e mantido, hoje, pelo seu neto, Daniel Franklin; o Grupo Santa Cruz, conduzido pelo Mestre Seo Carlos; e o Zabelê, dirigido pela Folclorista e educadora Mariângela Diniz, são alguns dos mais emblemáticos patrimônios da cultura de miscigenação e representatividade em Pirapora.


As danças apresentadas pela Cia Zabelê, na live comemorativa, são o Congo de Penacho, o Catopê e o Moçambique, ritmos do Congado Mineiro, coreografadas pelo Prof° Erasmo Carlos Passos.  

A live tem direção artística de Rafael Oliveira e participação da Família Félix - músicos que há mais de 20 anos compõem o coral do grupo.


Os bastidores e alguns dos melhores momentos da live cultural foram acompanhados e registrados pela equipe do Upira. Fique conectado: O “Encontro de Grupos de Danças folclóricas de Pirapora” será exibido nas redes sociais da Cia de Danças Zabelê no dia 12 de dezembro. Acesse, assista e se emocione!


Desde 1984

O Grupo Zabelê de Pirapora é um coletivo de artistas da dança e música, dedicados a pesquisar e a projetar o folclore brasileiro - a pluralidade de sua cultura. 

Desde que foi criado, em 1984, o grupo mantém vivo o compromisso de exaltar a cultura regional, representando (com respeito e reverência) as tradições e ritmos populares.






























Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo