Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

A atual cheia do "Velho Chico" não se compara a grande enchente de 1979

15/01/2022

/ by UPira
Por Max Rocha 

Verão, chuvas intensas, aquecimento global e mudanças climáticas.

Fotos: Acervo Eduardo Marcos Hatem

A atual cheia do Rio São Francisco, em janeiro de 2022, encheu o reservatório da Usina hidrelétrica de Três Marias, os afluentes e elevou o nível das águas no trecho até Pirapora e Buritizeiro. Inundou ilhas e alagou margens, mudando a paisagem na região.

Apesar da grande repercussão (incluindo muita desinformação e "fake news") nas redes sociais, a atual cheia nada se compara ao maior desastre natural já ocorrido no vale sanfranciscano - que deixou milhares de desabrigados e enormes prejuízos. A enchente de 1979 foi o ápice de 38 dias de chuvas intensas e contínuas, em janeiro e fevereiro. 

A sobrecarga no Rio São Francisco atingiu em cheio Minas Gerais e Bahia. Chamada de 'pior enchente da história', deixou 246 mortos e 37 cidades mineiras ilhadas. Em Pirapora - onde o "Velho Chico" subiu mais de 10 metros - o Bairro Bom Jesus, o Centro e o Bairro Nossa Senhora Aparecida foram tomados pelas águas. 


Cerca de 4 mil pessoas tiveram que deixar suas casas e comércios. Os desabrigados foram mantidos no Parque de Exposições agropecuárias. Como resultado da grande enchente, boa parte dos moradores foi fixada em um novo conjunto habitacional construído no Bairro Santos Dumont. Surgiu a Vila Branca - atual Bairro Santa Terezinha.

* Arquivo e memória: As imagens históricas dão uma noção da amplitude da enchente de 1979 em Pirapora. O "Velho Chico" virou mar...


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo