Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

“Trip to Origin” do SEBRAE aproxima consumidores e artesãos em Pirapora

30/05/2022

/ by UPira

 Por Max Rocha

Após 7 dias na estrada percorrendo vários municípios do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas, chegou ao fim, no último domingo (28/05), em Pirapora, a “Trip To Origin de artesanato”. A inciativa foi resultado da parceria entre o SEBRAE-MG, o Governo de Minas Gerais e o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais - IDENE.

Fotos: Divulgação redes sociais

A Trip fez parte do Brasil Original - projeto do Sebrae que também propõe a aproximação entre grandes consumidores e artesãos - e contou com a participação de 17 lojistas de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Sergipe, além do Distrito Federal. Pirapora, às margens do Rio São Francisco e conhecida pela fabricação das tradicionais carrancas de madeira, foi a última cidade a receber os lojistas.

“O formato da ação permite a interação entre compradores e artesãos, experiência única e uma maneira de incentivarmos o reconhecimento do norte-nordeste de Minas como produtor do artesanato. Valoriza a identidade e a cultura da região, além de gerar novos negócios para os artesãos”, disse a Assistente do Sebrae, Amanda Guimarães, que acompanhou o roteiro da trip.


“Orientamos os artesãos sobre a importância de se prepararem para atender bem os lojistas e a produzir estoque suficiente. Agora, o Sebrae vai trabalhar o pós-vendas, o conceito de relacionamento, orientações sobre finanças e mercado, para que eles continuem comercializando por meio deste canal”, ressaltou a Analista do Sebrae Minas, Kátia Leite.

Visibilidade e negócios

“Mais uma vez incluímos Pirapora na rota da Trip To Origin, uma iniciativa que visa a aproximação e o relacionamento entre os artesãos locais e lojistas dos quatro cantos do Brasil. Sem dúvida, uma excelente oportunidade para geração de negócios, dando visibilidade ao artesanato de origem e identidade típicos da região do Vale do São Francisco”, acrescentou Kátia.


Os lojistas foram recepcionados na sede da Associação de artesãos (carranqueiros) de Pirapora, no Bairro Santa Terezinha, contando com o apoio da Empresa Municipal de TURISMO (EMUTUR), Prefeitura - Secretaria municipal de Desenvolvimento econômico/ SEDEARE e integrantes da FEIRARTE. A associação comercializou várias peças, principalmente carrancas, imagens religiosas e vapores em miniatura.

“Além de ganharmos novos clientes, eles nos deram dicas e orientações sobre pintura e acabamento das peças. Assim, além de aprimorar nossos produtos, vamos conseguir atender às exigências do mercado. Vendi 8 carrancas grandes de madeira e várias menores, além de ter recebido outras encomendas que já estou produzindo”, comentou o Artesão Gelson Xavier dos Santos.


Assim, a visita dos lojistas contribuiu para ampliar as oportunidades de negócios, abrindo  novos mercados para os artesãos piraporenses. Os participantes da trip conheceram a produção artesanal de mais 13 localidades: Diamantina, Campo Alegre, Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Itinga, Santana do Araçuaí, Itaobim, Caraí, Ferreirópolis, Taiobeiras, Grão Mogol e Januária.












Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo