Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Biblioteca comunitária inaugura espaço de memória em Pirapora

16/06/2022

/ by UPira

 A Biblioteca Comunitária Tamboril inaugurou no sábado (11/06) o Espaço de Memória dedicado ao registro e exposição de objetos, saberes, imagens e relatos de moradores de Pirapora e Buritizeiro. 

Fotos: Bicho Carranca 

Nesse Espaço de Memória, os visitantes encontrarão elementos que remetem à vida cotidiana dos pescadores, lavadeiras, raizeiras, costureiras, operários, donas de casa, devotos e artesãos. A exposição destaca as lembranças e relatos das pessoas da classe trabalhadora e dos imigrantes nordestinos que vieram para a região de Pirapora subindo o curso do Rio São Francisco em busca de trabalho no Sudeste. 

O evento de inauguração do Espaço de Memória contou com a participação de representantes do Grupo de São Gonçalo de Arquileu, do Grupo Santa Cruz, da Capoeira Amaê, dos carranqueiros, artesãos, seresteiros e outros colaboradores que ajudaram a construir o acervo do espaço. 


O Projeto do Espaço de Memória da Biblioteca Comunitária Tamboril é patrocinado pelo BDMG Cultural, que viabilizou a realização de uma série de rodas de conversas e feiras de trocas de saberes onde a comunidade foi convidada a construir coletivamente o acervo de memórias e saberes que compõem o espaço. 


Este é um projeto vivo e em permanente construção, assim como a própria memória. Por isso, espera-se que à medida que o espaço estiver aberto à visitação, outros elementos serão somados à exposição, como as memórias sobre pessoas, acontecimentos e saberes que serão despertadas nos visitantes.

Serviço:

Biblioteca Comunitária Tamboril: Endereço: Rua Montes Claros, 804, Santo Antônio, Pirapora

Funcionamento: Terça à sexta, das 09h às 17h e aos sábados: das 09h às 12h. 

Grátis

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo