Entre os dias 07 e 10 de setembro, a Biblioteca Comunitária Tamboril realizou a programação cultural voltada para leitores, escritores e para toda a comunidade. A quarta edição do Encontro de Leitores trouxe atrações musicais, sarau, contação de histórias para crianças, capoeira, além de atividades formativas e exposição.
O evento foi aberto no feriado de 07 de setembro, quando foi realizada na Biblioteca a Oficina de Colagem, ministrada pelo artista piraporense Vinícius Ribeiro. Participaram da oficina adultos e crianças que produziram colagens manuais a partir de recortes de imagens diversas, incluindo símbolos da cultura local como as carrancas e os peixes do Rio São Francisco.
No dia 09, sexta-feira, aconteceu a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora barranqueira Brenda K. Souza, autora do livro Ebó. “Te dou a minha palavra”, este foi o tema do exercício de escrita criativa direcionado pela oficinista.
A partir de páginas soltas de livros velhos, os 25 participantes da oficina produziram novos poemas e textos em prosa esculpindo as palavras dadas pelos autores das obras originais.
As atividades não ficaram restritas ao espaço físico da biblioteca. Com apoio da Emutur – Empresa Municipal de Turismo de Pirapora, os organizadores do IV Encontro de Leitores levaram as atrações para a área de eventos da cidade, integrando as atividades literárias da biblioteca à programação da Festa do Sol 2022.
Na noite de sexta-feira, a Banda Kizumba se apresentou na orla fluvial, trazendo para o público as canções autorais do grupo que já havia se apresentado na última edição presencial do Encontro de Leitores, em 2019.
A manhã de sábado (10) foi dedicada às crianças. O Clube Literário Tamboril realizou uma sessão de contação de histórias às margens do Velho Chico, na varanda do Centro de Convenções. A atração principal foi a atriz e contadora de histórias Soraya Neres, que, com sua personagem Tia Moranguinho, trouxe para as crianças as “Histórias de Espantar o Sono”, apresentando para as crianças os personagens do folclore brasileiro (Boitatá e Cobra Norato), além das lendas barranqueiras, presentes na leitura mediada do livro “Enquanto o Rio Corria”, dos autores piraporenses Rafael Oliveira e Davi Nascimento.
Antes da Contação de Histórias, aconteceu a apresentação de Maculelê e Capoeira, dirigida pela Mestra Luciana Baobá, que ministra oficina de capoeira para crianças e adolescentes na Biblioteca Comunitária Tamboril. A roda contou com a participação dos Mestres Gavião, Careca e Gavião Pardo, representantes de grupos tradicionais da cidade.
O encerramento do IV Encontro de Leitores aconteceu no Quintal da Biblioteca Tamboril, onde foi realizado o Sarau Forró com Poesia, que teve como atrações os cantores do Estúdio Freedom e o cantor, poeta e compositor Jorge Recife. No sarau, a literatura de Guimarães Rosa, os cordéis autorais e a música regional foram o grande destaque.
O evento realizado pelo Tamboril faz parte do plano anual de atividades da Biblioteca Comunitária, projeto que é mantido pelo patrocínio das empresas locais, como Minasligas e Drogaria Cristina, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
A Biblioteca Comunitária Tamboril está localizada na Rua Montes Claros, nº 804, Bairro Santo Antônio e funciona de terça à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados de 9h às 12h. A programação cultural anual do projeto pode ser acompanhada nas redes sociais @clubeliterariotamboril.
Nenhum comentário
Postar um comentário