Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Catadores de recicláveis recolhem cerca de 2 toneladas de material durante a Expomontes

18/07/2023

/ by UPira

Ação de coleta contou com a participação da Associação Montesul

Por Ana Maria - Fotos: Ascom 

Pela quarta vez consecutiva, a Expomontes contou com a participação da Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis (Montesul), numa exitosa parceria da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, sob a coordenação da Cia Promoções.

No período de realização de um dos eventos agropecuários de Minas Gerais, no qual, passaram mais de 200 mil pessoas, em dez dias, cerca de 15 membros da associação realizaram a coleta seletiva de materiais recicláveis nas dependências do Parque de Exposições João Alencar Athayde.

Os catadores recolheram papel, papelão, plásticos e latas viáveis para reciclagem e comercializados no parque durante o evento. Todo material recolhido foi transformado em fonte de renda para os catadores e suas famílias.


A Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis recebeu acompanhamento da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, durante o processo de catação na Expomontes, além do transporte e destinação do material coletado e orientação sobre a melhor distribuição da renda gerada com a venda dos recicláveis.

Foram arrecadadas mais de duas toneladas de material, sendo 640 quilos de plástico; 800 quilos de papelão e 571 quilos de alumínio. De acordo com Maria do Socorro Guimarães Soares, presidente da associação dos catadores, o material recolhido foi revertido em renda para os agentes de reciclagem e, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, também foi fundamental para a preservação do meio ambiente.


De acordo com a definição do Ministério do Meio Ambiente, reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. De todo lixo produzido no Brasil, 30% tem potencial para ser reciclado, porém apenas 3% deste total é efetivamente reciclado. A reciclagem é uma excelente alternativa para a problemática de resíduos sólidos urbanos, alcançando a esfera ambiental, o âmbito social e o desenvolvimento econômico.

Sobre a Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis (Montesul)

A Montesul – Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis é uma entidade composta por catadores e catadoras de materiais recicláveis que promovem a inclusão, geração de trabalho e renda para pessoas de baixa renda, e seus familiares, contribuindo para a construção de uma cultura de sustentabilidade e do bem comum.

A Coleta Seletiva de materiais recicláveis vem assumindo a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, valorizando a importância dos catadores e possibilitando a geração de trabalho e renda para os membros da Montesul – Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo