Coluna Buteco do Max
por Max Rocha - @butecodomax
Afinal, o feijão deve ficar por cima ou por baixo do arroz?
Sem dúvida, um dos grandes dilemas da culinária brasileira. Há quem defenda que o feijão fica melhor em cima, para que o caldo escorra e se misture aos poucos no arroz. O outro grupo não abre mão e garante que o clássico, mesmo, é o feijão embaixo e o arroz em cima - para que os dois sejam apreciados juntinhos e misturados.
Se a posição faz tanta diferença assim, na hora de comer, há quem prefira “de ladinho”, colocando o feijão nivelado com o arroz. “Come gostoso, do mesmo jeito”, garantem os glutões. Alguns manuais de etiqueta confirmam que os 2 preparos devem ficar lado a lado no prato, para não correr o risco de transbordar ou misturar a comida antes de servir.
A verdade é que não existe uma regra clara e definitiva, mas a certeza que um belo prato de arroz com feijão é uma ótima combinação nutricional. O prato mais democrático é o n° 1 do Brasil. Segundo o IBGE e a Embrapa, o consumo médio, entre cada brasileiro, é de 29 kg de arroz e 12,8 kg de feijão por ano.
Max Rocha
Jornalista, Assessor de comunicação multimídia, Educador (Ciências Humanas) e Gestor do projeto publicitário @butecodomax
*O conteúdo e imagens publicadas são de inteira responsabilidade de seu autor e não reflete a opinião do site.
Nenhum comentário
Postar um comentário