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A "Ponte Velha" que cruza o rio, separa cidades e une povos, no olhar fotográfico de Rodrigo Silva

25/06/2020

/ by UPira
Por Max Rocha

O motocilista Rodrigo Silva é um dos mais experientes fotógrafos profissionais atuantes em nossa região. Além da cobertura de eventos e ensaios, Rodrigo também é um 'expert' na restauração de acervos fotográficos e históricos.

Fotos: Rodrigo Silva

Um dos seus temas preferidos é a riqueza e a diversidade de paisagens naturais e urbanas, tipos populares e cenas cotidianas, como o vai-e-vem incessante na Ponte histórica “Marechal Hermes da Fonseca” (Ponte Velha), no Rio São Francisco.



A ponte que une e separa Buritizeiro e Pirapora foi inaugurada em 10 de novembro de 1922 pelo Presidente da República Epitácio Pessoa (1865-1942) como parte da expansão da Estrada de Ferro Central do Brasil/EFCB para ligar o Rio de Janeiro a Belém do Pará.

Tombada e à espera de reformas

Apesar da grande expectativa criada pela grande obra, o projeto macrorregional jamais foi completado. A ponte foi tombada pelo IEPHA/Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico através do decreto nº 24.327, em 22 de março de 1985.



A ponte ferroviária metálica foi estruturada em treliça, com ligações rebitadas. Apoiada em 13 pilares de concretos, tem 694 metros de extensão, com 8,40 metros de largura. apoiada em 13 pilares de concreto. Aço importado da Bélgica e cimento dos EUA.

Pesa 723 toneladas e seu nome é uma homenagem ao Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (1855-1923), 8° Presidente do Brasil entre 1910 e 1914. Em 1927, Após 5 anos nos trilhos, o trem de ferro da Central do Brasil deixou de passar pela ponte.

Trânsito Interditado

De 1950 até a metade da década de 1990, a ponte foi liberada aos veículos (carros e caminhonetes), com o trânsito intensificado a partir dos anos 1970. Em novembro de 1996 a ponte foi interditada judicialmente ao trânsito de veículos, por falta de segurança. 



Em 2022 a Ponte histórica, envelhecida, completará 100 anos de existência e uma longa espera por obras de reforma e restauração. Somente a etapa preliminiar custaria cerca de R$ 6,5 milhões. O valor total somaria mais de R$ 53 milhões.



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