Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

O estilo clássico do Desenhista Josué Pereira em 37 anos de carreira e amor à arte

29/07/2020

/ by UPira
Por Max Rocha  
    
O desenho é a arte de representar, criar formas e ilustrar diferencia-se da pintura e da gravura por ser considerado - tanto como processo quanto como resultado artístico - uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.

Fotos: Arquivo pessoal 

Existem várias técnicas de desenho e opções de materiais utilizados. O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, ganhando formas e cores no interior das cavernas, pelas mãos do homem primitivo.

Séculos se passaram até que o desenho conquistasse o status de arte, durante a Idade Média, possibilitando o estudo da figura humana e a representação da natureza. No final do século XIX, os desenhos passaram a ser bastante utilizados na publicidade.



Não demorou para que o desenho evoluísse para histórias em quadrinhos (HQs), invadisse as telas da TV e do cinema. Não parou por aí, pois as possibilidades técnicas e artísticas do desenho foram ampliadas nas últimas décadas do século XX, pela computação e a internet.

A base de todas as artes visuais

Atento a tudo isso, Josué Pereira de Sousa (de 57 anos) é mais um artista piraporense que faz do desenho sua principal forma de expressão e vertente profissional. Desde os 20 anos de idade, Josué se dedica aos traços, formas e cores no papel, na prancheta ou no quadro.



“Gosto de desenhar figuras humanas, animais e paisagens, os elementos que formam o espaço geográfico e natural, a realidade e a dimensão à nossa volta, representando-os em suas formas e perspectivas originais”, diz.

Além dos afazeres como servidor público (na Prefeitura de Buritizeiro), Josué divide seu tempo com o prazer e o trabalho profissional que exigem seu talento, inspiração, criatividade e sensibilidade. É um desenhista à moda antiga, no melhor estilo clássico.  



   
Influenciado, na juventude, pelos icônicos Desenhistas Frank Frazeta e Boris Vallkejo, Josué de Sousa também passou a ter Davis Kassan na sua lista de artistas preferidos. Ele acredita que o desenho artístico é a base de todas as artes visuais, o melhor instrumento de dar forma às idéias e aliviar o stress da modernidade. 


Contatos:

Josué Pereira de Sousa - Desenhista profissional: Rua Cristiano Machado, 1.546 - Bairro Cinquentenário. Fone/zap (38) 98808-5587

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo