Responsive Ad Slot

Últimas notícias

latest

Iepha abre licitação para recuperar vapor Benjamim Guimarães

20/07/2020

/ by UPira
Por  Girleno Alencar/Gazeta Norte Mineira 

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) publicou sábado (18), no Diário Oficial do Estado, o aviso da abertura da licitação para a restauração do vapor Benjamim Guimarães, única embarcação desse modelo existente no mundo e que está no Porto de Pirapora. Ele é tombado como Patrimônio Histórico desde agosto de 1985. 

Entre os reparos necessários estão a recuperação do casco, do sistema de esgoto dos porões, revisão do gerador, pintura geral, entre outros. A estimativa é de cerca de R$ 3,7 milhões para sua restauração, a serem bancados pelo Ministério do Turismo. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 24 de agosto.

O tombamento estadual do Vapor Benjamim Guimarães foi aprovado pelo decreto estadual n° 24.840 de 1º de agosto de 1985 e inscrito no Livro de Tombo n° I — Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O vapor Benjamim Guimarães foi construído em 1913, pelo estaleiro norte-americano James Rees & Sons e navegou alguns anos no Rio Amazonas sendo transferido para o Rio São Francisco a partir de 1920. Atualmente transporta turistas pelo rio, sendo o único em funcionamento. Com capacidade para transportar até 140 pessoas, entre tripulantes e passageiros, o vapor navega a chamada área 01: rio, lago e correnteza que não tenham ondas ou ventos fortes.

Como características construtivas, o vapor é uma embarcação fluvial de popa quadrada, com máquina a vapor de 60 CV de potência alimentada por lenha, e com uma capacidade máxima de estocagem de 28 toneladas de combustível. O sistema de propulsão é o de roda de pás localizado na popa, capaz de atingir até 6,5 nós de velocidade máxima. O peso descarregado é de 243,42 toneladas, podendo ainda ser acrescido de mais de 66 toneladas, possui 43,85 metros de comprimento total e 7,96 metros de largura.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo