Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Reforma do Vapor para, prefeito cobra recursos e alerta sobre riscos

30/10/2021

/ by UPira
Prefeito Alex Cesar alerta sobre a reforma do Vapor Benjamim Guimarães e pede às autoridades solução urgente

EMUTUR/Ascom

Fotos: Ascom, Ivan Rodrigues

“Sem o Vapor não se faz turismo e cultura no Vale do São Francisco e no Norte de Minas. Por isso, pedimos ao Governo do Estado e ao IEPHA-MG que encontrem, o mais rápido possível, uma saída para a conclusão das obras de reforma e restauração do Benjamim Guimarães”, disse o Prefeito de Pirapora, Alex César. Seu pronunciamento chamou a atenção dos participantes na 1ª edição do “Press Trip” - evento realizado pela Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco (AMMESF) e o Circuito Turístico Guimarães Rosa/CGR, com a participação da Empresa Municipal de Turismo de Pirapora (EMUTUR).


“Até então não havíamos falado publicamente sobre esse problema na obra do Benjamim Guimarães. Não estamos apontando culpados, mas é preciso que as autoridades assumam responsabilidades, pois há 60 dias as obras foram paralisadas, por falta de recursos, deixando 40% do casco do vapor inacabado. Com o início da temporada de chuvas e a possibilidade de cheia do rio, o risco é enorme para a embarcação”, explicou o Prefeito de Pirapora. A paralisação do Vapor, desde o final de 2016, rende um prejuízo anual de R$ 10 milhões para a economia de Pirapora e região, lembra.


“O Vapor Benjamim Guimarães, patrimônio histórico e cultural, maior atrativo turístico regional, tem valor inestimável, por isso (pela primeira vez) estamos confirmando a gravidade da situação, fazendo esse apelo e manifestando nossa preocupação, esperando contar com o apoio de todos, inclusive do Governo federal (através do Ministério do Turismo) e da iniciativa privada”, completou o Prefeito Alex. O Press Trip aconteceu no dia 29/10, no Hotel Pousada Sertão Veredas, na cidade de Buritizeiro, reunindo prefeitos, secretários municipais, diretores de turismo e dirigentes institucionais de várias cidades.


Além da participação (via transmissão online) do Secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o evento contou com as presenças do Secretário de Estado adjunto de Cultura e Turismo, Bernardo Silviano Brandão; do Gestor do Circuito Guimarães, Marco André Malaquias; e do Prefeito de Buritizeiro, Pedro Braga. Na ocasião, foram divulgadas as ações e políticas públicas do Ministério do Turismo, da SECULT-MG e do CGR para a retomada do setor no cenário de pós pandemia. Em Minas, a meta é incluir os municípios no Programa de Regionalização do Turismo.

Pirapora preparada para 2022

Destaque, na programação, para a apresentação da EMUTUR, através de seu assessor de turismo e Vice-presidente do Circuito Guimarães Rosa, Rômulo Melo, que listou os principais projetos, melhorias e inovações (em 10 meses de trabalho) da EMUTUR e da Prefeitura, investindo na recuperação da infraestrutura, das tradições turística e cultural da cidade. “Pirapora está sendo preparada para a volta do calendário festivo em 2022, incluindo uma série de eventos e parcerias que também movimentarão o verão e o Rio São Francisco, gerando empregos, renda e oportunidades para todos”, explicou.


O Circuito turístico Guimarães Rosa, de cunho geográfico, regional e literário, nasceu de experiências realizadas pelos amantes da literatura, que percorrem o sertão (centro-norte) de Minas pelo prazer "de tocar e ver com os próprios olhos" as paisagens e os lugares onde se passam as estórias do célebre escritor João Guimarães Rosa. Atualmente, fazem parte do Circuito os municípios de: Araçaí, Buritizeiro, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Morro da Garça, Pirapora, Pompéu, Ponto Chique e Presidente Juscelino.

O objetivo dos programas governamentais é fomentar o turismo para incrementar o desenvolvimento sustentável, dando maior visibilidade às riquezas naturais, culturais e patrimoniais dos municípios no Vale do São Francisco, nas regiões Centro e Norte de Minas. A liberação total dos recursos (R$ 3,7 milhões) necessários para a conclusão das obras do Vapor Benjamim Guimarães - construído em 1913, nos EUA - é essencial para impulsionar o turismo, em tempo de  novo normal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo