Responsive Ad Slot

Últimas notícias - usar latest

Salve a leitura, a cultura de resistência e a valorização dos artistas de Pirapora! Viva Gardel!

20/10/2021

/ by UPira

 Por Max Rocha


O 3° Encontro dos Pontos de Leitura de Pirapora foi encerrado no último sábado (16/10) com uma manhã de prosa, viola, cantos e poesia no Mercado municipal.  Na programação, música (de verdade e grande estilo) ao som de Everton Lobão e Cheester Rodrigues - com direito a participação especial de Pedro Surubim - e presenças dos escritores Edson Lopes, Geraldo Magela, Rafael Oliveira, Lúcia Sopas e Anizia Caldeira, posando ao lado da 1a Geloteca do Clube Literário Tamboril, instalada em 2016.


O livro “Vida em versos”, reunindo uma coletânea de inspirações do poeta Israel Pereira Mourão, o “Gardel”, foi organizado pela filha artista Elaine Mourão, com ilustrações do Ateliê Trem de índio, sendo publicado pela Editora Tamboril. Leitura obrigatória para os amantes da leitura (que liberta e agrega valor),  justa homenagem a um nome histórico da cultura local. O corredor cultural do mercado ganhou ainda mais vida, cores e inspiração com uma mostra de fanzines, ambientação assinada pelo Trem de Índio e pela Artista visual Vilmara Georgina. 


Incentivo à cultura

O Encontro dos Pontos de Leitura foi realizado com apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo. Anteriormente, a Secretaria de Cultura, Juventude e Esportes (SEJUC) realizou no Mercado  a 1ª festividade, da 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais 2021, com o tema os “Caminhos do Patrimônio: contemporaneidade e novos horizontes”, propondo novas ações de valorização, apoio, incentivo e promoção dos artistas locais em suas mais diversas manifestações culturais, disse o Secretário municipal Herbert Brahim.

A Empresa Municipal de Turismo (EMUTUR) também reconhece a importância e a tradição do Mercado municipal de Pirapora para a economia, a cultura e o turismo de Pirapora.

Rafael Oliveira e Max Rocha








( Hide )
  1. Eu, como Piraporense "quase " ausente, sinto uma alegria enorme de ver esses encontros culturais ! Pirapora tem artistas fenomenais. Lucia Sopas e Geraldo Magela, tive o privilégio de conhece-los desde os anos 80/90.parabéns pelo evento !

    ResponderExcluir

Don't Miss
© all rights reserved
made with by templateszoo