Ao longo do mês de novembro, o Clube Literário Tamboril e a Trupe Art’Manha, empreendedores culturais piraporenses, estão realizando o Projeto CRIAPRENDER – Estímulo Psicomotriz, que traz para centenas de pessoas nos municípios de João Pinheiro e Lassance oficinas criativas e conteúdos voltados para estimular a sensibilidade e o olhar.
O Projeto, desenvolvido pelos agentes culturais de Pirapora, tem o patrocínio da Gerdau, que selecionou a proposta no seu Edital de Investimento Social 2021, viabilizando a realização da proposta cultural barranqueira que integra psicopedagogia, arte e estímulo ao empreendedorismo criativo.
O município de João Pinheiro foi o primeiro a receber Domingas Francisca de Almeida e José Antônio Lopes, Oficinistas da Trupe Art’Manha que, entre os dias 11 e 13, desenvolveram atividades teóricas e práticas.
Durante a Oficina foi abordado ainda o tema transversal da sustentabilidade, uma vez que as peças artísticas e artesanais produzidas utilizaram como matéria prima materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, metal e tecidos, que se transformaram em peças originais e autênticas.
A coordenadora das Oficinas, Maria Madalena Almeida Raposo, já está no município de Lassance finalizando as inscrições para a formação que acontecerá naquela localidade, a partir do dia 20 de novembro. Segundo a atriz e educadora, a psicomotricidade é um caminho para estimular o hábito de brincar, de criar e interagir com o mundo de forma sensível e consciente, o que torna o projeto relevante para educadores, artistas e empreendedores.
Após circular pelos municípios de João Pinheiro e Lassance, o Clube Literário Tamboril pretende desenvolver as atividades do projeto na Biblioteca Comunitária e nos Pontos de Leitura em Pirapora e Buritizeiro, o que acontecerá no primeiro semestre de 2022.
Nenhum comentário
Postar um comentário